Secretaria de Saúde apresenta prestação de contas do primeiro e segundo quadrimestres de 2019 na câmara

por Evaldo Montes Publicado em 05/10/2019 às 07:51

A Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente apresentou, nessa quinta-feira (03), a prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde e dos serviços ofertados à população referentes ao primeiro e segundo quadrimestres de 2019. A apresentação foi feita em uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Bernardino Batista. A sessão foi conduzida pelo vereador Aldo Andrade, presidente da casa legislativa e contou com a participação do assessor técnico Glériston Vieira.

Entre os principais avanços alcançados nos quadrimestres apresentados, destacam-se os investimentos da pasta que ultrapassaram a limite mínimo de aplicação dos recursos próprios no âmbito da saúde que ficou em 18,39%, ultrapassando os 15% do limite mínimo estabelecido. “Essa prestação de contas mostra à sociedade civil o quanto a gestão municipal avançou no período com a garantia de acesso as ações e serviços públicos de saúde, bem como melhoria dos indicadores de saúde e fortalecimento dos princípios do SUS”, destaca Glériston.

Durante a sessão, também foram apresentadas os resultados de produções ambulatoriais provenientes do dia-a-dia de trabalho das equipes de saúde da família, saúde bucal, NASF, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias e do SAMU, produções estas que comparadas a outras realidades de municípios do mesmo porte, se percebe um avanço substancial das ações desenvolvidas no município de Bernardino Batista. Entre os principais avanços estão o aumento do número de consultas médicas, de enfermagem e do dentista na atenção básica, bem como o número de atendimentos individuais e coletivos do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e atendimentos realizados pela base municipal do SAMU. A representação da saúde batistense, destacou ainda o fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde com a realização de ações nas áreas epidemiológicas, sanitária, ambiental e de saúde do trabalhador.
“As ações de promoção e prevenção estão propostas no Plano Municipal de Saúde e hoje nós mostramos tudo o que foi e está sendo concretizado. Esse é o foco da gestão da Secretária Francierme Egidio”, explicou o técnico Glériston Vieira, que por fim, agradeceu a oportunidade dada para a exposição dos avanços da saúde. “Existem muitos avanços, mas os desafios ainda são enormes e um deles é baixo financiamento da Atenção Básica, o que acaba criando barreiras para que o serviço possa crescer. Mas estamos trabalhando e vamos continuar buscando sempre a melhoria dos serviços ofertados à população e dos indicadores de saúde”, afirma. Na oportunidade, o prefeito Gervázio Gomes fez uso da palavra e enalteceu o compromisso de sua gestão em prol do fortalecimento das políticas públicas, tendo como exemplo a de saúde, pois só nos primeiros 08 (oito) meses de sua gestão aplicou R$ 1.304.193,87 em recursos próprios nas ações e serviços públicos de saúde, fato que merece grande destaque, pois o município larga na contramão de uma crise financeira que assola os municípios brasileiros, mas que em Bernardino Batista a atuação da atual gestão é na direção de garantir que os princípios do SUS (Universalidade, Equidade e Integralidade) se fortaleçam cada vez mais e que a população tenha melhorias condições de vida.