As atividades de “Esporte e Cidadania” do Selo Unicef-Município Aprovado tiveram início e foram propagadas como sendo um dos principais pontos a ser debatido e implementado.
Durante a manhã festiva as crianças e adolescentes acompanhadas de monitores e orientadores, puderam realizar diversas atividades esportivas, dentre elas futebol, futsal, voley, peão, pipas, bola de gude (bila) entre outras, e para despertar o espirito de emulação varias medalhas foram distribuídas aos destaques. Ao todo em torno de 300 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino puderam participar do “Circuito do Esporte” e das ações comemorativas ao dia da criança em Bernardino Batista.
A secretaria municipal de Educação e cultura e articuladora municipal do Selo Unicef, avaliou o momento como “ uma oportunidade de fortalecer os vínculos e os cuidados com a saúde de nossas crianças. Destacando ainda os cuidados em outras instancias do poder público municipal em garantir a integridade e bem estar das crianças e adolescentes do município.”
Bernardino Batista é um dos municípios brasileiros que está em busca o Selo UNICEF Município Aprovado pela segunda vez. O selo é um certificado internacional concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que reconhece avanços e iniciativas reais e positivas para a vida de crianças e adolescentes com foco especial no fortalecimento dos direitos de crianças e de adolescentes. Os municípios certificados desenvolvem ações no triênio 2017-2020
Os princípios do direito ao esporte educacional, seguro e inclusivo são os seguintes:
Diversificar para incluir: todas as crianças e todos(as) os(as) adolescentes devem ter oportunidade de praticar esporte. Meninos e meninas jogam, brincam e se divertem juntos. Adaptações como campos e quadras pequenas, bolas mais leves, rede de vôlei mais baixa, aros de basquete de diversos tamanhos e alturas, traves menores são algumas ferramentas para tornar o jogo mais divertido, educacional, seguro e inclusivo.